quinta-feira, fevereiro 03, 2011

As dinâmicas da televisão difundida através de telemóvel - teoria e perspectivas para um media emergente.


Segue o abstract de uma das últimas publicações que fiz.

Resumo: Neste estudo de doutoramento tenciona-se estudar as causas em que se
pode fundamentar o facto de televisão (enquanto medium) ser uma das últimas
tecnologias mediáticas a ser imbuída nas emergentes realidades mediáticas móveis.
Tentar-se-á abordar ainda a possibilidade do expectável sucesso desta modalidade de
televisão ser devido à iminente implementação da TDT (Televisão Digital Terrestre) e
da, já histórica, adopção massiva do aparelho: "telemóvel" enquanto ferramenta de
comunicação.
Verificou-se na revisão da literatura acerca de televisão que é difundida através de
telemóvel que os padrões de visionamento são definidos pelas dimensões temporais,
espaciais, e de contextualização social onde a interacção sucede. Nestas
investigações considera-se que estes aspectos são fundamentais para a adopção da
TV Móvel como um novo media bem como o facto do consumidor de telemóvel ser,
historicamente, considerado como um elemento activo. Uma característica que se
acredita como uma presumível aplicação ao consumo de conteúdos através do
telemóvel. Ora, estes aspectos são também essenciais na investigação que aqui se
apresenta. Por isso, nesta comunicação tenciona-se  aplicar uma fundamentação
teórica baseada na teoria de Usos e Gratificações.
A partir desta perspectiva estabeleceu-se uma abordagem metodológica
fundamentada em 3 grandes momentos - uma revisão teórica bibliográfica e em
artigos e relatórios técnicos, entrevistas com os principais"players" neste mercado
emergente bem como uma avaliação estatística das tendências de consumo de TV
Móvel em Portugal. Aqui tentar-se-á aferir a satisfação das motivações e expectativas
que podem fundamentar o desejo de consumir TV através de um telemóvel. Por isso,
haverá dois momentos de avaliação estatística - um antes e outro após a interacção
com o conteúdo televisivo que estará disponível nos aparelhos disponíveis para a
execução deste estudo.
Esta avaliação será administrada em três amostras de utilizadores diferenciadas por
faixas etárias que se consideram já como históricas na adopção de novas tendências
mediáticas - adolescentes, jovens adultos e pessoas de meia-idade.

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