quinta-feira, dezembro 22, 2005

Famalicão TV - "canal" local na Internet



famalicao.tv - televisão local na Internet ou será uma solução "barata" para uma televisão regional?
Prova Oral - Antena 3 (ontém 21-12-05)
O que falta à televisão e em que medida a internet poderá ser útil à sua evolução? Questão que resume, em poucas palavras, os assuntos tratados no programa da Antena 3 ontém com os responsáveis pelo projecto.

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Benfica na Vanguarda Televisiva em Portugal- 1º clube com canal exclusivo


à boa imagm britânica (e ibérica casos do Real Madrid e FC Barcelona), o S.L. Benfica vai lançar a TV do clube. Segundo o jornal Benfica, órgão oficial do clube, "preço mensal para os assinantes não será «nunca superior a 9,95 euros, já com IVA", ao mesmo tempo que sublinha que a "PT Multimédia, detentora da TV Cabo, RTP e Olivedesportos são as entidades envolvidas para o lançamento do canal"...
Estamos perante, mais uma, oportunidade de trabalho.

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Televisão Digital Terrestre na Europa - Prova de Esforço


A televisão digital é assegurada por três tipos de suportes: cabo, satélite e difusão terrestre (esta última ainda não disponível em Portugal). Mais recentemente existem sistemas baseados em linhas de assinantes digitais assimétricas (assymetric digital subscriber lines - ADSL) como em fibra-até-casa (fibre-to-the-home - FTTH), - linhas de pares de cobre do serviço telefónico e em fibra óptica até à habitação, que se deverão definir, a médio prazo, como potenciais alternativas.A Televisão Digital Terrestre (TDT) usa o espectro radioeléctrico como meio de transmissão que, perante os actuais sistemas analógicos, proporciona uma utilização bastante mais eficiente porque economiza o espectro radioeléctrico. Há, por isso, a possibilidade de ser aproveitado para outro tipo de serviços de comunicações electrónicas, ou mesmo para o crescimento da própria oferta televisiva (ao nível do n.º de programas), reforço da qualidade da mesma (televisão de alta definição) e introdução de novas funcionalidades (ao nível da mobilidade e interactividade - Televisão Interactiva).A CE - Comunidade Europeia tem vindo a reforçar a introdução da televisão digital - através da transição da difusão analógica para a digital. Neste sentido, e de acordo com o Plano de Acção, os países membros tiveram de publicar, até ao final de 2003, as suas intenções no tocante à política de switchover (terminus do sistema analógico). uma inevitabilidade tecnológica, social e económica, que permite a libertação dos recursos, já referidos anteriormente, e cria uma optimização da sua utilização com a criação de novas ofertas.

Com a proximidade do mundial de 2006, na Alemanha, que será exclusivamente transmitido neste sistema, a TDT (Televisão Digital Terrestre) na Europa tem, agora, a obrigação de "must carry with a deadline" para estes conteúdos. Cada vez que ligo a televisão, "Já "cheira" a TDT."